Pular para o conteúdo

Embarque no cruzeiro marítimo: um mini guia de como fazer

Publicado por Cássia Ricardo em 7 de janeiro de 2019 na categoria Destinos, Dicas

 

Você é daqueles que sonha em fazer um cruzeiro marítimo mas tem receio com o embarque e com o desembarque? Não sabe que documentos apresentar, o que levar, quais as etapas que deve  seguir?

Então relaxa aí que preparei um mini guia, uma espécie de passo a passo para te ajudar a se aventurar por esses mares.

 

Antes de chegar ao porto de embarque no cruzeiro

Antes de chegar ao embarque no cruzeiro, certifique-se de que você está levando o voucher de embarque, as etiquetas de bagagens e o documento de identificação. Os dois primeiros são fornecidos na compra do cruzeiro.

Se o cruzeiro for pela costa brasileira, o RG ou a carteira de habilitação com a validade vigente serão suficientes. São aceitos também Carteira de Identidade Militar e Carteira de Conselhos de Classe, desde que em bom estado de conservação e dentro da validade.

Mas, se o cruzeiro for no exterior, é imprescindível estar com o passaporte com validade de no mínimo 6 meses.

 

DicaCau: Sempre levo comigo uma cópia plastificada do documento de identificação, principalmente o passaporte. Calma que explico o porquê disso. Em cruzeiros internacionais, já no embarque, entregamos o passaporte (original) à equipe do navio.

 

Óh meo deos, Cacau, então ficamos sem documento algum?

Sim e não. Quem fica com ele, durante todo o cruzeiro, é a equipe de bordo do navio. Então, quando atracamos nos diferentes portos, é ela quem apresenta às autoridades alfandegárias. Mas, quando saímos do navio, em alguma cidade, e precisarmos cruzar alguma fronteira terrestre, é só retirá-lo com a equipe e devolvê-lo assim que retornar ao navio. Porque ao cruzar fronteiras precisamos apresentar o documento original. Mas gosto de ter comigo sempre uma cópia do documento para qualquer emergência. E plastificada, porque faço uma vez só e utilizo em todas as viagens dentro da validade do documento.

Mas, atenção: fique atento ao roteiro do seu cruzeiro, porque em alguns casos é necessário também apresentar visto de entrada válido e certificado de vacinas exigidas. Por isso, consulte sempre as exigências especificadas da operadora do cruzeiro.

 

Atenção ao horário de embarque no cruzeiro

cruzeiro marítimo

 

Não é de responsabilidade da operadora o seu transfer até o porto de embarque no cruzeiro. Portanto, é necessário que você se organize direitinho para não ficar do lado de fora quando as portas do navio se fecharem.

O horário de abertura para check in vem especificados no voucher. Já o encerramento do check in costuma ser 2 horas antes do horário de partida do navio. Então, aconselho a estar no embarque no cruzeiro pelo menos 4 horas antes do horário marcado para saída do porto.

 

Cheguei no Porto, e agora? O que faço?

Separei todo o processo de embarque e desembarque no navio nessas 5 etapas para facilitar o seu trajeto.

Etapa 1: o despacho da  bagagem

Etapa 2: o check in

Etapa 3: a entrada no navio

Etapa 4: a chave da cabine

Etapa 5: o desembarque

 

Etapa 1: o despacho da bagagem

Bem, a primeira coisa a ser feita é despachar a sua bagagem principal. Porque você pode entrar no navio apenas com a bagagem de mão. O transporte da bagagem maior para o interior do navio e feito pelos funcionários em solo e pela tripulação.

Então, junto com o voucher de embarque no cruzeiro, os passageiros recebem também, na hora da compra, as etiquetas das bagagens. Nelas estão identificadas o número de sua cabine. E são elas que você vai utilizar nessa etapa.

 

etiquetas de bagagem

 

DicaCau: Para facilitar essa etapa, aconselho a já levar as etiquetas recortadas. Se possível, também plastificadas (com fita adesiva mesmo). Tudo para garantir que, mesmo molhando, a identificação do número da sua cabine esteja sempre visível.

 

 

Então, é só dirigir-se ao local de entrega das bagagens. Já te digo que é bem fácil saber onde é, porque a fila de pessoas com malas não deixará nenhuma dúvida.  Com as etiquetas em mãos, o funcionário as fixa na sua bagagem. Você se despede dela (sim, eu sempre me despeço com um até já, para ela entender que não é para se extraviar pelo caminho) o que nos leva a próxima etapa: o check in para embarque no cruzeiro.

 

Etapa 2: O check in

No terminal de passageiros encaminhe-se para o balcão de check in. Normalmente eles são bem sinalizados. Lá, você terá que apresentar o voucher de embarque junto com os documentos para a conferência.

 

 

Estando tudo ok, você recebe uma senha para o embarque.

Uma senha? Mas por quê? Não é só entrar?

Não, marujo. Calma lá. Por questões de segurança e de organização, e devido ao número elevado de pessoas, eles costumam separar os passageiros para embarque em grupos menores.

Então, pegue sua senha e aguarde chamarem seu grupo.

 

senha 7 – sétimo grupo a embarcar

 

DicaCau: Aproveite a espera e já vá se enturmando com aqueles que serão seus companheiros de mar pelos próximos dias. Porque você irá esbarrar com eles inúmeras vezes daí pra frente. ­

 

Quando seu grupo for chamado, você passará por todas as inspeções de segurança, que não são muito diferentes daquelas utilizadas em aeroportos. E, no final, serão fotografados. Também por medida de segurança.

 

DicaCau: as empresas operadoras dos cruzeiros disponibilizam também o web check in suas páginas na internet. Não eliminam o check in presencial mas ajudam a agilizar o processo de verificação dos dados dos passageiros. Eu aconselho a fazer, porque é rápido e não custa nada facilitar o embarque. Mas, atenção: alguns navios só aceitam a atualização das informações até 48 horas antes do horário de abertura do embarque, então não perca esse prazo.

 

Etapa 3: embarque no cruzeiro

Agora sim, meus amigos, vocês já estão com os pezinhos prestes a se perderem pelos corredores, atrações e atividades do cruzeiro.

E para chegar até o navio, o caminho do terminal até ele pode acontecer a pé, de shuttle ou de barco. Depende do porto em que você embarque e da movimentação portuária.  Mas é sempre tranquilo e bem orientado. O que você não pode fazer é se demorar nas fotos e dificultar o fluxo de pessoas nesse trajeto.

 

Aqui o trajeto até o navio foi a pé.

 

Uma vez na rampa de acesso ao navio, você precisará apresentar novamente o voucher e os documentos, então, facilite a sua vida e dos demais e leve-os em mãos. E, a última verificação antes de entrar nesse paraíso de atrações é novamente a inspeção de segurança.

 

documentos para embarque em cruzeiro

 

DicaCau: não se esqueça que, em todas as inspeções de segurança desse trajeto, é terminantemente proibido filmar e fotografar. Por isso, quando você estiver próximo a alguma dessas inspeções, guarde suas câmeras e celulares e evite constrangimentos.

 

Etapa 4: a chave da cabine

Ebaaa, enfim entramos no navio.

Então já posso ir para a minha cabine e por minha roupa de banho (roupa de banho é um termo tão démodé, não acham?) e me jogar na piscina?

Não, não podem se ela estiver na bagagem despachada. Ôh dó! Vou te explicar o porquê.

As bagagens despachadas são deixadas nas cabines, juntamente com o cruise card. Este cartão é utilizado tanto como chave da cabine quanto para uso e compras no interior do cruzeiro. Falarei dele em outro post.

 

Cruise Card

 

Normalmente, ao entrar no navio, as cabines ainda não estão liberadas. E é por isso que a equipe de bordo te direciona para a área de restaurantes junto à piscina, até que as cabines estejam prontas. Há anúncios constantes nos alto falantes do navio te informando sobre a liberação das cabines. Então não se preocupem!  Relaxem e desfrutem das comidas e bebidas dessa parte do navio!

 

Área da Piscina

 

Mas Cacau, como vou consumir alguma bebida se meu cruise card ainda não está comigo?

Não se preocupe, marujo. Seu rum do almoço está garantido.  Para o consumo de bebidas basta informar o número da cabine ou apresentar o voucher de embarque. É super tranquilo.

 

DicaCau: se você for daquelas pessoas que não conseguem ver uma piscina e já querem se jogar nela, minha dica é que já entre no navio vestindo sua sunga/bikini. Ou leve-os em sua mala de mão.

 

Algumas vezes é possível que liberem as cabines e você encontre apenas o cruise card e não sua bagagem. Não se assuste, porque a entrega das bagagens pode levar a tarde toda. E você pode ter sido o “sortudo da vez” de ser o último a recebê-la. Eu já tive essa “sorte”.

Agora, se sua bagagem demorar mais do que o previsto, dirija-se a recepção para verificar o que aconteceu com ela. Já tive uma bagagem retida por estar levando um mini ferro de viagem.  Explicarei melhor o que levar ou não levar na bagagem, em outro post.

 

Etapa 5: O desembarque (hora de dizer tchau pessoal)

Essa é aquela hora triste, em que você já está cansado mas seu coração diz “vamos ficar mais uns dois dias, por favor?”  Mas, não tem jeito, você terá que descer desse barco.

Então, no dia anterior a sua saída, a equipe de bordo deixa no escaninho fixado ao lado da porta de sua cabine, as etiquetas de bagagem de desembarque. Sim, da mesma maneira que eles as trouxeram até sua cabine, eles as buscarão na sua cabine. E as levarão até o terminal de passageiros.

 

 

 

A organização para o desembarque funciona assim: a etiqueta recebida para a bagagem possui uma cor específica que identifica o grupo e horário para desembarque. Você deverá preencher a etiqueta, colar em sua bagagem e deixá-la no corredor para ser recolhida pela equipe até o horário estipulado. Normalmente é até a 1h da manhã, mas certifique-se no informativo colocado no escaninho junto com a etiqueta.

 

Bagagens colocadas no corredor na noite anterior ao desembarque

 

No outro dia, pela manhã, junte-se ao seu grupo no local determinado para sua cor e espere as orientações para a saída do navio. Sua bagagem estará te esperando no terminal de passageiros.

 

DicaCau: como sua bagagem principal não estará mais com você na cabine no dia do desembarque, aconselho a ter uma bagagem de mão para colocar sua roupa de dormir, necessaire e demais apetrechos que ainda estiverem na sua cabine.

 

 

 



Tags:cruzeiro marítimo, dicas, guia


Facilite sua Viagem com os nossos parceiros

%d blogueiros gostam disto: