Pular para o conteúdo

Óbidos, Portugal: um dia na cidade medieval

Publicado por Cássia Ricardo em 17 de dezembro de 2018 na categoria Destinos, Europa

 

Imagine a seguinte cena. Você está em Lisboa em uma linda manhã de sol, com o dia todinho livre e pensa: Que lugar incrível em Portugal eu poderia conhecer hoje?  Pois minha dica, sem nenhum receio, é: vá a Óbidos!

E aí você me pergunta:

Mas Cacau, o que torna essa vila portuguesa um destino imperdível?

Bem, primeiro porque ela está a apenas 80 km de distância da capital lusitana, ideal para um bate volta. Segundo, e talvez o mais importante: a cidadela é um charme à parte. Parece que foi retirada de um conto medieval. Ou seja, um verdadeiro tesouro preservado no interior de Portugal. É tão fofa que dá vontade de dobrá-la e levá-la no bolso.

 

O encanto da cidade fortificada

castelo medieval

 

A cidadela é toda cercada por uma muralha romana muito bem conservada. Em seu interior abriga também o Castelo de Óbidos, que hoje em dia foi transformado em hotel. Além disso, o Castelo  é considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Então me diga: merece ou não uma visitinha?

As ruas de pedra são como labirintos. Nelas se distribuem casas brancas com detalhes em azul e amarelo. E já te digo, são lindas! Principalmente porque contrastam com o colorido das flores nas janelas. Em outras palavras: o cenário é encantador!

Ah, e o seu centro histórico! Esse é riquíssimo em cultura, arte e arquitetura. Há, certamente, muito que ver por lá.

 

 

 

 

Visitar Óbidos é, acima de tudo, uma volta no tempo. Porque por lá já passaram celtas, visigodos, romanos, mouros.

Quem sabe você seja o próximo a pisar naquelas terras, não é mesmo?

Se decidir ir, garanto que não irá se arrepender!

 

O impacto da chegada a Óbidos

cidade de obidos vista de cima

 

 

Já na chegada a Óbidos você é transportado no tempo. O acesso principal à cidadela se dá por um portão duplo. Sobre ele há a inscrição: ” A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original.” Foi construída por ordem do rei D. João IV.

 

 

entrada da cidade de obidos

 

Ao cruzar a imponente Porta da Vila, você é conduzido a uma espécie de câmara.  Nela, azulejos brancos e azuis do século XVIII, tipicamente portugueses, retratam a Paixão de Cristo. Além disso, esse espaço, construído como capela santuário de Nossa Senhora da Piedade, era usado também como ponto estratégico de defesa. Os invasores, ao tentar acessar a vila, como resultado, ficavam represados ali. E isso consequentemente facilitava ao exército de Óbidos ataca-los do alto da murada.

 

 

 

 

Essa Câmara é lindíssima e possivelmente você encontrará artistas te recepcionando com boas vindas, como por exemplo, essa figura aí, que me emocionou.

 

 

artista na entrada
Gandalf me recebeu em Óbidos

 

Quem é Gandalf de Óbidos? Te conto tudo aqui.

 

O que reserva o interior da vila

calçamento em obidos

 

Atravessando a Porta da Vila, você chega na Rua Direita, que te direciona ao Castelo.

Há somente duas ruas principais que articulam as viela, portanto é fácil entender a estrutura. Impossível se perder!

Mas a DicaCau aqui é: “perca-se nelas”. Porque, distribuídas ao longo do caminho, você encontra inúmeras opções de lojinhas, cafés e restaurantes.

É ou não é uma tentação?  

 

ruas em obidos

 

E se você quiser ter uma experiência diferente, por exemplo algo capaz de tirá-lo do chão?

Saiba que isso também é possível em Óbidos!

Como?

Ora, basta encarar alguns degraus e subir no alto da muralha. Assim, você pode contornar todo o perímetro que cerca a cidadela, algo próximo a 2 Km de extensão. O que aconselho muito que faça. Porque é do alto que toda a beleza da arquitetura medieval pode ser contemplada.

 

muralha de obidos

 

Ah! E tem um acesso para muralha já na entrada, logo à esquerda da Porta da Vila. Portanto, é super fácil!

 

 

Dicas

DicaCau 1: não ouse ir embora sem antes provar o licor de ginjinha. Por quê?  ‘Ora poixx’, porque essa delícia tem um sabor único, forte e perfumado. O licor é feito a partir da Ginja, uma fruta parecida com a cereja. Além disso é servido em um copinho de chocolate. Ou seja, impossível se arrepender dessa experiência.  A dose custa em torno de 1€.

 

 

 

DicaCau 2: Você quer permanecer por mais um tempinho nesse passado? Saiba que há como. A dica é passar uma noite no Castelo de Óbidos que, hoje em dia, foi transformado em hotel.

E como apenas hóspedes conseguem visitar o seu interior, há uma outra opção. Caso não consiga se hospedar, você pode desfrutar das especialidades portuguesas disponíveis em seu restaurante, e de quebra conhecer sua arquitetura pelo lado de dentro. Ele está aberto diariamente das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 22:00.



Tags:arquitetura, europa, medieval, óbidos, portugal


Facilite sua Viagem com os nossos parceiros